Thirteen

BATALHA, PORTUGAL | Mosteiro da Batalha

Uma obra que cativa de imediato pela sua arquitetura e que representa um momento importante da nossa História enquanto portugueses. O Mosteiro da Batalha, também conhecido como Mosteiro de Santa Maria da Vitória, integra a lista do Património da Humanidade da UNESCO desde 1983 e faz parte de um conjunto de monumentos cuja visita, na minha opinião, é imprescindível. No regresso a casa, fizemos uma paragem para o rever.

A sua construção foi ordenada por D. João I como forma de agradecimento pela vitória em Aljubarrota (que lhe assegurou o trono e que garantiu a independência de Portugal), mas as obras duraram mais de 150 anos, pelo que o Rei nunca chegou a vê-las concluídas. Graças às várias fases de construção, influenciadas por diferentes tendências arquitetónicas, o Mosteiro da Batalha reúne uma mistura de estilos (gótico, manuelino e até renascentista) que encaixam entre si na perfeição.

O bilhete tem um custo de 6€ (com cartão de estudante, o visitante paga metade do valor) e inclui a visita a toda a área do mosteiro: a igreja principal, a capela do fundador, as capelas imperfeitas (que nunca chegaram a ser terminadas) e a casa do capítulo. Aos domingos e feriados de manhã (até às 14h00), a entrada é gratuita.













2 comentários:

  1. Estive lá ha três anos mas somente explorei a igreja. Tenho definitivamente que regressar, os vitrais e os arcos deixaram me a babaaaar!

    estou de volta! :)

    ResponderEliminar
  2. Já lá estive há muitooooos anos. Gostei das fotos.

    ResponderEliminar