Thirteen

CALDAS DA RAINHA, PORTUGAL | World Press Cartoon 2019

Quando ficámos no Água D'Alma Hotel demos um pulinho às Caldas da Rainha para ver a exposição do "World Press Cartoon 2019", que está patente no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha até ao próximo dia 28 de Julho. A exposição, espalhada por três pisos, inclui 147 obras provenientes de 49 países (entre os quais se encontra Portugal), que foram selecionadas e premiadas por um júri internacional de cartoonistas, e tem entrada livre.

As mensagens são fortes e os temas são polémicos. Como é habitual nesta exposição, a liberdade une-se à criatividade para denunciar as práticas mais assustadoras, para alertar a população para temas que merecem atenção, para dar voz àqueles que estão mais frágeis. Não há temas proibidos - o "World Photo Cartoon 2019" destaca o mundo da política e do futebol, a Igreja, a guerra, os desastres naturais, a excentricidade e as questões ambientais. 

A exposição exige que estejamos a par das notícias da atualidade para que possamos compreender as críticas que são feitas em cada ilustração, e ainda que qualquer pessoa minimamente informada reconheça os tópicos abordados, acredito que a exposição fosse mais valiosa se cada obra estivesse acompanhada de uma pequena explicação. Tirando isso, nada a apontar. Excelente organização, excelente forma de colocar o público a refletir, excelente iniciativa. Num mundo em que a liberdade de expressão está cada vez mais condicionada (ainda que não de forma clara), é importante premiar aqueles que não se calam e que lutam, através do seu talento, por um mundo melhor.








Sem comentários:

Enviar um comentário