Thirteen

LIVRO | O Pintor Debaixo do Lava-Loiças

Nunca tinha lido nada de Afonso Cruz, mas a Rita disse-me que "O Pintor Debaixo do Lava-Loiças" tinha sido o seu livro favorito de 2019 até então e eu imediatamente pedi que mo emprestasse. Excelente decisão.

Há livros que nos marcam pela sua simplicidade, que não se definem pelo número de páginas e que nos fazem ter vontade de conhecer mais sobre a obra do escritor - "O Pintor Debaixo do Lava-Loiças" é exatamente assim. Estou a tentar ler mais autores portugueses - sim, também aderi ao desafio #3Meses3Portugueses! - e Afonso Cruz irá, certamente, fazer parte dos meus dias mais vezes. A sua escrita é inteligente, bonita, descomplicada e cativante. 

Li "O Pintor Debaixo do Lava-Loiças" devagar - não queria que terminasse! - e fiquei fascinada com a sua forma de retratar tanto os momentos mais negros da época, como os detalhes maravilhosos da infância. A utilização das metáforas e das comparações enriquece as aventuras das personagens e faz-nos chegar a conclusões muito interessantes. Aquela que poderia ser uma história aborrecida ou cheia de lugares-comuns, transforma-se - graças ao talento de Afonso Cruz - num dos livros que irei recomendar uma e outra vez.

Baseada em factos reais e na história da família de Afonso Cruz, esta é uma obra que deve ser descoberta com calma, a qualquer hora do dia. A imaginação do autor, tão especial e particular, é o que a torna única e "O Pintor Debaixo do Lava-Loiças" é uma homenagem fantástica (que irão compreender quando lerem o livro) que não nos deixa indiferentes.

2 comentários:

  1. Confesso que foi um livro que nunca me passou pelas mãos - nem conhecia o autor. Mas também estou a tentar valorizar mais o que é nosso e ler mais autores portugueses. Quem sabe se este não será o próximo. ;)

    ResponderEliminar
  2. Estreei-me na obra de Afonso Cruz com "A Boneca de Kokoschka" e rendi-me automaticamente à sua escrita, porque senti-a tal como descreveste. A sua abordagem é mesmo especial. Também li "O Pinto Debaixo do Lava-Loiças" este ano e, sem qualquer dúvida, será um dos meus favoritos de 2019, porque tem uma história fantástica *-*

    ResponderEliminar