Thirteen

VIENA, AUSTRIA | Votivkirche

A Igreja Votiva de Viena, Votivkirche, de estilo neogótico, foi mandada construir por Ferdinand Maximiliam como agradecimento a Deus por ter salvo o seu irmão da morte. Houve uma tentativa de assassinato ao imperador Franz Joseph em 1853, mas o homem que o atacou não conseguiu concretizar o seu objetivo e o imperador sobreviveu. No local do atentado, foi então construída a igreja.

Inaugurada em 1879 para celebrar as bodas de prata do casal real, a Igreja Votiva de Viena é imponente e detalhada. A sua arquitetura, com as duas torres gémeas de 99 metros, transforma-a na segunda construção mais alta da cidade e o seu interior estilizado e elegante destacam os vitrais coloridos. É aqui que encontramos o sarcófago de Nikla Salm, comandante das tropas austríacas, e o altar da Virgem de Guadalupe, construído em homenagem ao Imperador do México. É também nesta igreja que podemos ver a Vela Bárbara, uma vela com quatro metros de altura, três metros de largura e um peso de 264 quilos - diz-se que esta vela poderia estar 100 anos acesa.

A entrada na Votivkirche é gratuita - podem assistir a uma missa, rezar ou simplesmente visitar -, mas a visita ao museu apenas é gratuita com o Vienna Pass (que sugiro uma vez mais). Recomendo ambas, até porque a subida à parte superior da igreja, onde está o museu, nos confere uma perspetiva muito interessante.









1 comentário: