Thirteen

BARCELONA, ESPANHA | La Pedrera

Idealizada e construída por Gaudí entre 1906 e 1912 para uma família burguesa, a Casa Milà - popularmente conhecida como "La Pedrera" - é mais um edifício modernista que associamos de imediato ao artista e a Barcelona. Localizada numa das avenidas nobres da cidade - no Paseo de Gracia - reflete um estilo irreverente e destaca-se no meio de tantos outros edifícios imponentes. Não é por acaso que tantos postais da cidade a incluem.

A visita à Casa Milà é suportada por um audioguia (sem custos associados) que nos permite olhar para cada área de uma forma mais atenta e informada, desde a zona da entrada, onde encontramos os tons de verde e o portão icónico, até ao terraço, onde as chaminés e torres de ventilação têm a forma de guerreiros petrificados. Arrisco-me a dizer que, sem este suporte, a visita será significativamente mais pobre, superficial e desinteressante, pois o visitante não terá um acesso detalhado à história do local, às inspirações associadas a cada detalhe arquitetónico ou às informações relativas às divisões que faziam parte do quotidiano da família.

Atualmente, para além da zona habitacional, La Pedrera inclui um andar de exposições dedicadas ao trabalho de Gaudí (com mapas, maquetes, fotografias, algumas peças de mobiliário e vídeos), sendo que a grande surpresa da visita está na subida ao terraço. Infelizmente, o sol forte e o calor do fim-de-semana não nos permitiram usufruir do espaço tanto como gostaríamos, mas a visita não ficaria completa sem um pequeno passeio pelo piso irregular desta zona.

Como tenho vindo a referir, Barcelona é uma cidade cara e os museus e exposições não fogem a essa regra. O bilhete de adulto custa 22€ e, para estudantes, há um desconto especial que permite visitar "La Pedrera" por 16,50€. A visita gratuita é apenas para menores de 6 anos.










A opinião da Ângela sobre a Casa Milà pode ser vista AQUI

Mais sobre Barcelona: 10 Dicas e Curiosidades | Cremat 11 | Museo de Picasso | The Cream BCN | Palau de la Música Catalana | Park Gell | Casa-Museu de Gaudí

Sem comentários:

Enviar um comentário