Thirteen

BLOGOSFERA | Escrever Mais, Publicar Mais

No Verão surgem sempre imensos blogues novos, que aparecem com imensas ideias e potencial mas que rapidamente ficam esquecidos nas rotinas escolares ou profissionais. As férias são propícias a publicações mais regulares, o que é válido e compreensível, mas o resto do ano não tem de ser sinónimo do seu fim ou de uma pausa forçada. Aceitam algumas dicas que utilizo para contrariar essa tendência e manter a blogosfera igualmente ativa a partir de Setembro?

Estabelecer um horário para o blogue | É válido escrever apenas de vez em quando, mas se desejam manter o blogue atualizado e com publicações frequentes, uma boa dica é encará-lo com maior seriedade e incluí-lo nas tarefas semanais. Reservando algum tempo por semana para o blogue, a probabilidade de não adiarem a escrita dos artigos é maior. Apesar de conseguir escrever algumas coisas durante a semana, é ao domingo de manhã, habitualmente, que escrevo as publicações da semana e que organizo os temas que pretendo abordar.

Apontar ideias | Não, não se vão lembrar daquela mega ideia que tiveram antes de adormecer - precisam de a apontar. Seja nas notas do telemóvel, na agenda ou até nos rascunhos da plataforma que utilizamos, apontar ideias salva-nos quando queremos escrever mas não sabemos ao certo sobre o quê. Nem sempre estamos inspirados, e nem sempre as ideias aparecem quando realmente precisamos delas (especialmente se temos um momento específico para escrever), pelo que não desperdiçar possíveis títulos para artigos é essencial.

Criar um calendário editorial | Apesar de não cumprir com rigor as datas que estipulo, cada dia da minha agenda corresponde a um artigo no blogue (de segunda a sexta-feira). Isto significa que consigo aliar a minha vontade de escrita aos temas que pretendo abordar e garantir que não saem demasiadas publicações seguidas da mesma categoria. O calendário editorial permite-nos estabelecer a frequência de publicações, não cair na monotonia e adequar o conteúdo aos acontecimentos que vivemos e à época do ano em que estamos, não desperdiçando ideias que poderiam funcionar melhor noutra semana ou mês.

3 comentários:

  1. Ótimas ideias. Eu tenho sempre um calendário mensal e um anual, em que vou escrevendo os posts.
    E tenho um caderninho apenas para o blog, para mim é o que me ajuda mais a mantê-lo ativo.
    Uma falha minha e que quero mudar agora é descobrir quais os dias e publicar sempre aos mesmos dias, para encarar tudo com mais seriedade e para que os meus leitores saibam sempre quando vai haver novo post.
    Um beijinho e continuação de ótimo trabalho (:
    http://arrblogs.blogspot.com/2019/08/viajar-o-que-me-apaixona-e.html

    ResponderEliminar
  2. Confesso que admiro bastante a frequência com que publicas no blog. Escrever quase todos os dias é obra :)

    ResponderEliminar
  3. Por acaso tenho uma ideia um bocado contrária aquilo que disseste, a minha "caixa de subscrições" desce bastante no verão. Mas as tuas dicas foram muito relevantes e pessoalmente, é na época de aulas que me custa mais em manter o conteúdo
    acho que criar tempo para o blog é essencial caso contrário ficará sempre no fundo da lista das prioridades e nunca o vamos fazer

    beijinhos
    https://umacolherdearroz.blogspot.com/2019/08/guia-para-totos-primeiros-passos-na.html

    ResponderEliminar