Thirteen

1+3 | 12 Livros para 2020

Carta à Minha Filha, Maya Angelou | Maya Angelou tinha 17 anos quando, de uma relação fortuita e infeliz, nasceu o seu primeiro e único filho. Foi a maior dádiva de uma relação sem amor, mas teria muitas outras ao longo de uma vida extraordinária. E teria muitas filhas também: as milhares de mulheres de todo o mundo que nela encontraram uma referência, uma permanente fonte de inspiração. Uma delas chamava-se Oprah Winfrey. E foi a pensar nela, nos recados e mensagens que lhe enviou ao longo de décadas, que Maya Angelou decidiu fazer este livro. Reuniu aqui, em 28 textos, que sintetizam décadas de experiência - e a sabedoria acumulada ao longo delas. Numa voz sempre poética, terna e calorosa, a autora fala de si, da sua infância e adolescência, e de um caminho onde todos os obstáculos foram sendo superados. Nesta pequena obra, onde cada palavra conta, devolve-nos as suas memórias, a sua relação com o mundo, discute o papel da raça e do racismo, do medo, do amor, do papel da mulher. Carta à Minha Filha é um livro que não se explica, que não se resume. É uma voz vertida no papel, que nos envolve, aquece e guia.

Educated, Tara Westover | Tara Westover grew up preparing for the End of Days, watching for the sun to darken, for the moon to drip as if with blood.

O Grupo, Mary McCarthy | O mais célebre romance de Mary McCarthy relata a vida de oito jovens licenciadas nos anos 30 em Vassar, uma das mais elitistas e conceituadas universidades femininas americanas. Oito jovens de diferentes níveis sociais e personalidades muito diversas - conhecidas como O Grupo - encontram-se uma semana depois de terem terminado o curso para assistir ao casamento de Kay. A cerimónia é o ponto de partida para as suas vidas de adultas nas suas alegrias e tristezas - no trabalho, no amor, no sexo, ou num quotidiano mais ou menos convencional. Ao longo dos anos seguem percursos distintos, mas todas têm como objectivo comum serem diferentes dos pais. A Introdução é de Candace Bushnell, autora de O Sexo e a Cidade e aborda exactamente a influência que o livro teve na sua obra. 

A última testemunha de Auschwitz, Denis Avey | Esta é a história verdadeira e impressionante de um soldado britânico que entrou de livre vontade em Buna-Monowitz, o campo de concentração conhecido com Auschwitz III, para testemunhar na própria pele os horrores sofridos pelos judeus.

Better Than Before, Gretchen Rubin | Gretchen Rubin, author of the blockbuster New York Times bestsellers, The Happiness Project and Happier at Home, has helped millions of readers get happier. Now she tackles the critical question: How can we make good habits and break bad ones?

As Gémeas de Auschwitz, Eva Mozes Kor | "Se eu tivesse morrido, Mengele teria dado uma injeção letal à minha irmã para fazer uma autópsia dupla. Só me lembro de repetir para mim mesma: tenho de sobreviver, tenho de sobreviver." As portas do vagão abriram-se pela primeira vez em muitos dias e a luz do dia brilhou sobre nós. Agarrei bem a mão da minha irmã gémea quando nos empurraram para a plataforma. Estávamos na Polónia, mas os Alemães tinham invadido a Polónia. Era na Polónia alemã que se situavam todos os campos de extermínio. Os cães rosnavam e ladravam. As pessoas do vagão começaram a chorar, a berrar, a gritar todas ao mesmo tempo; todos procuravam os seus familiares à medida que eram afastados uns dos outros. Separavam homens de mulheres, filhos de pais. Um guarda que ia a passar a correr parou bruscamente à nossa frente. Olhou para Miriam e para mim nas nossas roupas a condizer: «Gémeas! Gémeas!», exclamou. Sem dizer uma palavra, agarrou em nós e separou-nos da nossa mãe. Miriam e eu gritámos e chorámos, suplicámos, as nossas vozes perdidas entre o caos, o barulho e o desespero, tentando chegar à nossa mãe, que, por sua vez, tentava seguir-nos, de braços estendidos, com outro guarda a retê-la. Miriam e eu tínhamos sido escolhidas. De repente, estávamos sozinhas. Tínhamos apenas dez anos. E nunca mais voltámos a ver nem o nosso pai nem a nossa mãe.

O Fabricante de Bonecas de Cracóvia, R.M.Romero | Há guerra. Há dor. Mas há magia e há esperança. Por magia, uma boneca chamada Karolina adquire vida numa loja de brinquedos e torna -se amiga do amável e discreto fabricante de bonecas, que é também o proprietário da loja. Quando a ocupação nazi se abate sobre a cidade, Karolina e o Fabricante de Bonecas têm de recorrer à magia para salvar, custe o que custar, os seus amigos judeus dos perigos iminentes que pairam sobre eles. Reunindo uma atmosfera de magia, história, tradições e cultura local, esta impressionante narrativa fala -nos sobre como encontrar esperança e amizade nos lugares mais tenebrosos.

Hashtag Authentic, Sara Tasker | Sara Tasker, Instagram-guru and social media influencer, shares her secrets for turning an interest in Instagram into a thriving business.

Asiáticos e Podres de Ricos, Kevin Kwan | Baseado no filme que estreou no final de 2018, e que foi um sucesso de bilheteira, tornando uma das comédias românticas mais lucrativas dos últimos anos. Uma história sobre um casal prestes a casar em Nova York, e toda a sociedade de Singapura que envolve dinheiro, poder, ascensão. Será que o amor consegue superar tudo isto? Um romance bestseller do New York Times, hilariante e emotivo.

The Fashion Business Manual, Fashionary | The Fashion Business Manual is a visual guide of business practicing in the fashion industry. It applies beautiful graphic illustration to transform the complex theory into interesting read. The book provides a better understanding of the real world of fashion, from how to predict fabric usage to reading customers' body language, this book provide insights and knowledges for anyone who are in the fashion industry.

Girl, Stop Apologizing, Rachel Hollis | Rachel Hollis has seen it too often: women not living into their full potential. They feel a tugging on their hearts for something more, but they're afraid of embarrassment, of falling short of perfection, of not being enough. In Girl, Stop Apologizing, #1 New York Times bestselling author and founder of a multimillion-dollar media company, Rachel Hollis sounds a wake-up call. She knows that many women have been taught to define themselves in light of other peoplewhether as wife, mother, daughter or employee, instead of learning how to own who they are and what they want. With a challenge to women everywhere to stop talking themselves out of their dreams, Hollis identifies the excuses to let go of, the behaviors to adopt, and the skills to acquire on the path to growth, confidence, and believing in yourself.

Buy-ology: A Ciência do Neuromarketing, Martin Lindstrom | As estatísticas mentem. Os estudos de mercado mentem. Para saber a verdade acerca do que nos leva a comprar, tem de ir à fonte… ao cérebro do consumidor. Buyology é uma viagem pelo cérebro do consumidor, enriquecido com anedotas e casos reais de reacções - muito inesperadas - a estratégias de marketing.


1 comentário:

  1. Que tema mais maravilhoso :D
    Vou já procurar aqueles que não poderão mesmo passar deste ano!

    Gostei imenso de Carta à Minha Filha, porque é de uma sensibilidade e amor comoventes. Da tua lista, adorava ler Educated, A última testemunha de Auschwitz, As Gémeas de Auschwitz e O Fabricante de Bonecas de Cracóvia

    ResponderEliminar