Thirteen

QUOTIDIANO | 365 Days of Gratitude

A ideia era começar este novo hábito no meu dia de aniversário, em novembro, mas um acontecimento negativo impediu-me de o fazer e acabei por decidir que guardaria o seu início para janeiro. Um novo ano com um novo hábito, que divido gentilmente com a Inês (depois de ter comprado o meu, soube que seria o presente de aniversário perfeito para ela).

Nem sempre é fácil, no meio de dias e episódios menos bons, encontrar detalhes positivos no nosso dia. Quando me afundei numa depressão, percebi que havia dias em que não era capaz de identificar, no meu dia, motivos para estar orgulhosa de mim própria, para sorrir, para sair da cama. É uma sensação terrível e por isso, durante a minha recuperação, obriguei-me a refletir e a destacar, dia após dia, pelo menos um momento positivo, por muito pequeno que fosse. Precisava de sentir que não era um fardo, que estava a contribuir, de alguma forma, para algo maior.

O "365 Days of Gratitude" foi uma descoberta de verão. É um diário, com design simples e uma capa almofadada em pele vegan, que nos convida a registar os momentos positivos do dia e pelos quais estamos gratos, sem espaço para lágrimas (só de felicidade!) ou facadas na autoestima. A proposta chega de Londres - a minha agenda é da mesma marca! - e, para cada dia, há três campos a preencher: momentos pelos quais estou grata, o que me fez sorrir e registos para recordar. 

Estamos no 22º dia do ano e posso dizer-vos, com orgulho, que não só não falhei uma única página, como tive o cuidado de acrescentar elementos pessoais ao diário (autocolantes, papel de embrulho, bilhetes…) tal como idealizei. Preencho este meu "diário de gratidão" antes de dormir, já depois de lavar os dentes e vestir o pijama, e reflito um pouco sobre as 24h do meu dia. Coisas simples como receber um elogio, jantar em família ou completar uma tarefa importante acabam por ter a importância que merecem, ajudando-me a preparar o dia seguinte com um olhar mais positivo sobre mim mesma e os meus afazeres. Uma excelente compra e um excelente hábito que vos desafio a adotar também!


Fotografia: @innmartinsm.

3 comentários:

  1. Que ideia gira! Quem sabe, um dia não faça o mesmo :)

    ResponderEliminar
  2. Que desafio ambicioso! Já fiz em formato mensal mas no formato que apresentas parece ser também muito interessante. Mesmo nos dias menos bons há sempre algo a agradecer, seja o telhado que temos, a liberdade de expressão ou simplesmente saber ler e escrever! :)

    ResponderEliminar
  3. Já eu celebro hoje o dia 100 sem falhar! Tem sido uma forma incrível de registar esta caminhada pelos 25. Amigas com bom gosto é (sempre!) de valorizar! :)

    ResponderEliminar