Thirteen

TELEVISÃO | The Mind, Explained

"The Mind, Explained" é um spin-off da série "Explained" da Netflix, que abraça o conceito da série original (simplificar e desconstruir conceitos relevantes) e que se foca, unicamente, na mente. Com apenas cinco episódios com uma duração aproximada de 20 minutos cada um, os temas são suficientemente diversos para atrair diferentes públicos, mas também específicos o suficiente para não fugirem ao objetivo principal - desmistificar o cérebro humano.

Os cinco episódios não têm de ser vistos por ordem cronológica de lançamento para fazerem sentido, o que é um ponto a favor, e abordam cinco temáticas pertinentes: a memória, os sonhos, as perturbações mentais, o conceito de mindfulness e os efeitos das substâncias psicadélicas. 

"The Mind, Explained" é uma série que cativa pela dinâmica e pelas explicações verdadeiramente interessantes. Mesmo quando já temos algum conhecimento sobre o tema, não deixa de ser curioso conhecer mais alguns factos, algumas opiniões e outras abordagens, assim como casos concretos e histórias na primeira pessoa. 

Confesso que não consigo escolher um episódio favorito. Ainda que tenha estado particularmente atenta ao episódio sobre ansiedade, pois apresenta este conceito de uma forma muito científica e organizada (que nos faz perceber que não estamos, simplesmente, loucos), fiquei fascinada com a abordagem perante o tema dos sonhos e da memória (não dá para acreditar nas estratégias que as pessoas utilizam para guardar informação!) e recomendo que vejam todos os episódios com atenção - não se deixem enganar pela leveza de cada um deles, pois têm imenso conteúdo.

1 comentário:

  1. Está na minha lista para ver, se já estava curiosa fiquei ainda com mais vontade de ver depois do teu post

    ResponderEliminar