Thirteen

CINEMA | The Pact [2014]

Adolf Hitler e a sua esposa, Eva Braun, não tiveram filhos, mas o apelido que ficou associado a uma das épocas mais negras da história não terminou com o falecimento do ditador, pois este tinha irmãos que, por sua vez, tiveram filhos. Depois de décadas a tentar ocultar a história familiar, os sobrinhos-netos de Adolf Hitler fizeram um pacto com o objetivo de terminar a linhagem Hitler.

"The Pact" - "O Juramento dos Hitler", em português - é um documentário de 2014 que apresenta a árvore genealógica de Adolf Hitler e que procura perceber como os seus familiares lidaram com o peso deste apelido. Graças ao trabalho de vários historiadores, sabe-se agora que uma parte da família Hitler adotou o apelido Stuart-Houston e que é no cemitério de Long Island, em Nova Iorque, que se encontra o túmulo do sobrinho de Hitler, William Patrick Hitler, filho de Alois Hitler (meio irmão do ditador alemão) e de Brigid Rowling.

Foi William que decidiu, em 1946, mudar de apelido - os seus filhos, sobrinhos-netos de Hitler, Alexander, Louis e Brian, já não foram registados com esse nome. Agora, os três vivem nos Estados Unidos da América, tentando proteger-se dos olhares mais curiosos e com uma única certeza: não serão responsáveis por mais uma geração de familiares de Hitler. 

E se por um lado compreendemos (ou imaginamos, pelo menos) como poderá ser difícil viver com o peso de se ser familiar de alguém tão bárbaro, por outro perguntamo-nos se esta será uma decisão justa para os três irmãos, que não são, de forma alguma, responsáveis pelas ações e decisões do seu tio-avô.

1 comentário:

  1. Parece ser um documentário que dá que pensar. Honestamente, não sei que escolha faria nessa situação, deve ser mesmo difícil viver com o peso de uma história familiar tão cruel :(.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar