Thirteen

LIVRO | Digital PR

Um livro para quem se interessa pela área do marketing digital e, em particular, pelo mundo das relações públicas e da assessoria de imprensa. "Digital PR" conta-nos a história da imprensa e apresenta-nos as mudanças do setor da publicidade, partilhando connosco algumas práticas bem vistas pelos profissionais da área e abordando algumas questões essenciais da época em que vivemos.

Este é um livro para ler com atenção e de caneta na mão. Danny Whatmough tem o cuidado de não fazer referências muito específicas, pois a velocidade da mudança no mundo digital torna os conteúdos rapidamente obsoletos, mas a essência está toda nestas páginas e os temas abordados são extremamente atuais e pertinentes. Ainda que tenha sido a capa a cativar-me, o conteúdo não desiludiu nem um bocadinho.

A área das Relações Públicas foi uma das que sofreu mais transformações com a evolução da tecnologia e "Digital PR" explica-nos o que mudou, quais as técnicas que ainda funcionam e quais as que já não fazem qualquer sentido. Quais as novas especializações? Quais as tendências da indústria? Que impacto é que as redes sociais tiveram no setor da publicidade? E os criadores de conteúdo e os influenciadores digitais? Quais são as abordagens vencedoras? Quão importante é o planeamento? E a análise de dados? E a criatividade? Como chegar mais longe e colocar uma marca nas bocas do mundo? "Digital PR" não é um guia para o sucesso, mas simplifica todos os conceitos e incentiva o leitor a testar novos caminhos.

A par do conteúdo teórico, os capítulos incluem ainda uma vertente mais prática. No final de cada temática, "Digital PR" inclui uma série de questões que ajudam a definir o caminho mais indicado e a compreender se cada uma das abordagens faz, ou não, sentido para aquilo que se pretende comunicar. A importância das relações humanas é cada vez mais acentuada e "Digital PR" explica o poder do digital sem ignorar esse elemento. Criar uma conexão é essencial, mas os meios de comunicação digitais podem ser desafiantes nesse sentido, ainda que tenham diversas vantagens associadas - "Digital PR" trata tudo isto de uma forma descontraída e pertinente.

2 comentários:

  1. Não sou desde essa área, mas tenho sempre interesse em lê-los desde que começaste a falar mais sobre este tema no blog :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar