Thirteen

SOLIDARIEDADE | Nuvem Vitória

Em 2019 fiquei a conhecer um projeto com uma missão muito especial e decidi juntar-me a ele. Chama-se Nuvem Vitória e desenvolve, desde 2016, um trabalho voluntário único no mundo. 

Em vários núcleos espalhados pelo país, as equipas de voluntariado da Associação contam histórias de embalar a crianças hospitalizadas e procuram contribuir para a melhoria de qualidade de sono. Esta prática apresenta-se como uma forma de facilitar o internamento dos mais pequeninos e de aproximar as famílias das rotinas que habitualmente têm em casa. Entre as 20h00 e as 22h00, os voluntários da Nuvem Vitória lêem histórias aos pacientes pediátricos e tentam ajudar a melhorar a qualidade do sono de cada um deles. Vários estudos provam que a qualidade do sono interfere na regulação do sistema imunitário, pelo que as histórias de embalar são uma ferramenta que apoiam as noites tranquilas.

No ano passado, o mês de março marcou o arranque da parceria entre o Hospital de Braga e a Associação Nuvem Vitória, mas eu só tive conhecimento do projeto mais tarde, pelo que não me pude candidatar aquando da abertura do núcleo de Braga. No entanto, em dezembro precisaram de reforçar as equipas de Braga e do Porto (para o Hospital São João e o IPO do Porto) e eu aproveitei a oportunidade, tendo feito a formação exigida pela Associação. Agora, a minha rotina inclui visitas frequentes ao Hospital de Braga e eu começo, finalmente, a fazer as pazes com este espaço enquanto partilho histórias de encantar com as crianças que não podem estar nas suas casas.

4 comentários:

  1. Estou a considerar, num futuro próximo, juntar-me a esse projeto :). Talvez quando conduzir um pouco melhor, não quero ter que chatear o meu pai para me ir buscar à noite.
    Mas que bom, poderes construir recordações boas no Hospital :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Soube do projeto através das tuas partilhas e achei extraordinário. Não sei se estará em vigor perto das regiões onde mais estou mas vou ficar atenta!

    ResponderEliminar
  3. Que projecto nobre, Carolina! Obrigada pela partilha, apesar de não ter idade e de não existirem núcleos perto de mim é um projecto muito interessante. Tenho aprendido muito isto ultimamente mas no voluntariado conseguimos dar sentido à nossa vida enquanto damos sentido à dos outros, dizem-me isto muitas vezes e cada vez mais o sinto! <3

    ResponderEliminar