Thirteen

LIVRO | Carta à Minha Filha

Os ideais de Maya Angelou são apresentados em "Carta à Minha Filha", um livro que a autora dedica a todas as mulheres do mundo. Publicada originalmente em 2008 esta é, na verdade, uma carta à filha que ela nunca teve. Maya foi uma das maiores ativistas negras dos Estados Unidos da América e lutou pelos direitos de milhões ao lado de Martin Luther King Jr. e Malcolm X.

Dividido em 28 capítulos bastante curtos, "Carta à Minha Filha" apresenta-nos experiências de vida dolorosas e aprendizagens que devemos reter. Maya foi, sem qualquer dúvida, uma grande Mulher - e nós, sortudas por podermos sentir que ela nos adotou para transmitir os seus ensinamentos, temos muito a aprender com as suas partilhas.

Abordando a infância em casa da avó, no Arkansas, e o seu crescimento até ser adulta, Maya Angelou revela a sua luta contra a discriminação e a submissão dos negros e das mulheres. Com uma linguagem muito simples e fluída, informal até, estas são, mesmo, cartas dirigidas a cada uma de nós - porque precisamos de conhecer outras realidades para garantirmos que as nossas atitudes são éticas e justas. Neste relato tão cru, a ativista refere também as suas fraquezas e defeitos, mas a mensagem que fica é óbvia: o mundo perdeu alguém muito especial em 2014. Maya Angelou marcou a nossa História e criou histórias que perdurarão no tempo - assim espero que seja, pelo menos. "Carta à Minha Filha" é um livro mais do que recomendado!

Sem comentários:

Enviar um comentário