Thirteen

VIDA PROFISSIONAL | #HomeOffice Sem Dramas

Ter horários | Para mim, esta é a principal regra quando trabalho em casa (seja por que motivo for) - estabelecer bem o meu horário de trabalho. Apesar de acordar cedo, faço questão de manter o meu horário habitual e tento não me afastar muito disso, fazendo até o mesmo período de almoço. Da mesma forma como defendo que estar em casa não é sinónimo de trabalhar menos horas, também aprendi que não pode ser sinónimo de trabalhar horas a mais sem necessidade - estabelecer um horário é o primeiro passo para contrariar isso (não pequemos por excesso também, por favor).

Fazer a divisão física dos momentos de lazer e de trabalho | Não trabalho no quarto nem no sofá. É importante para mim sentir que estou organizada e trabalhar sentada na cama ou no sofá, envolvida em almofadas e cobertores, não me ajuda nem um pouco. Quando trabalho em casa, organizo um espaço de acordo com as minhas necessidades e é aí que passo as horas. Só me levanto para ir à casa-de-banho ou lanchar - tal como faria na empresa - e nas minhas pausas (à hora do almoço ou ao final do dia) arrumo o computador para que o espaço volte a fazer parte da minha casa, sem referências à empresa. Fazer esta divisão permite-me ser mais organizada.

Não trabalhar em pijama | Para mim, o fato de treino é o limite do conforto (e prefiro não o vestir se não for para fazer desporto). Ficar de pijama todo o dia não é, para mim, confortável - associo aos dias de doença e não consigo sentir-me asseada. Acredito (muito!) que a roupa que vestimos influencia o nosso estado de espírito, pelo que opto por peças casuais e confortáveis sem cair no desleixo do pijama.

Garantir que toda a equipa está contactável e que tem tarefas bem definidas | Não podemos pensar apenas em nós - se trabalhamos com uma equipa, o trabalho remoto apenas funcionará bem se todos estivermos em sintonia. Faço questão de fazer, semanalmente, uma reunião com as pessoas do meu departamento (e isso não deixa de acontecer quando trabalhamos em casa). Organizar a semana, deixando espaço para tarefas que possam surgir, é essencial para que todos saibamos com o que podemos contar. O nosso sucesso depende de todos e é importante que consigamos definir prioridades.

3 comentários:

  1. Eu tenho dias que trabalho em pijama, ou pelo menos começo em pijama e lá me arranjo entretanto. Mas também tento manter os horários e separar bem os espaços. :) *

    ResponderEliminar
  2. Essencialmente não trabalhar em pijama, não resulta

    ResponderEliminar