Thirteen

CINEMA | Becoming [2020]

No dia 6 de maio estreou, na Netflix, o documentário baseado no livro autobiográfico de Michelle Obama. "Becoming" apresenta-se como uma espécie de resumo do livro homónimo e oferece uma perspetiva bem mais expressiva e divertida dos factos que a antiga Primeira-Dama dos Estados Unidos da América partilhou através da escrita em 2018.

O documentário foi gravado durante a tour de promoção do livro, pelo que inclui imagens das entrevistas que Michelle deu a grandes personalidades da televisão (Stephen Colbert e Oprah Winfrey são duas delas!), assim como visitas a escolas, universidades e comunidades espalhadas por 34 Estados. "Becoming" compila os momentos mais reais da tour, a filosofia de vida da Primeira-Dama e as suas preocupações mais intrínsecas. 

Entre momentos de apresentação e situações mais pessoais, o documentário vai destacando alguns dos temas abordados no livro e as dificuldades de Michelle Obama: educar duas miúdas na Casa Branca (não querendo que elas aprendessem que "homens afro-americanos maiores de idade vestidos de smoking estavam a seu serviço"), ser o apoio incondicional do Presidente sem perder a sua identidade, lutar contra a discriminação que sentiu ao longo da vida e ter uma vida normal, dentro possível, no centro dos holofotes.

O documentário "Becoming" é uma boa introdução à história que Michelle Obama partilha no seu livro. Faz-nos rir e sorrir ao longo de mais de uma hora, sem nunca nos deixar esquecer como deve ser difícil estar na linha da frente de um dos países mais poderosos do mundo enquanto se pertenceu, toda a vida, a uma minoria. Michelle Obama é uma inspiração.

Sem comentários:

Publicar um comentário