Thirteen

LIVRO | O Rapaz Escondido

A chegada de milhares de refugiados, vindos da Síria, tem sido, nos últimos anos, tema de conversa um pouco por toda a Europa. Infelizmente, estas pessoas são forçadas a enfrentar o desconhecido, a confiar em traficantes que se aproveitam da sua fragilidade, a largar tudo o que têm e a partir sem certezas, agarradas à esperança de encontrar um lugar seguro para a sua família. Não estamos a falar de ficção; esta é a realidade de milhares de pessoas, de todas as idades, géneros e profissões, que anseiam chegar à Europa sãs e salvas, apenas para recomeçar a sua vida num local onde não tenham de se preocupar com aviões que sobrevoam as suas casas a meio da noite, escolas destruídas por bombas, familiares desaparecidos nos escombros.

"O Rapaz Escondido" é um livro juvenil que aborda a crise dos refugiados através da perspetiva de uma criança e, ainda que seja uma história ficcional, não deixa de ter um fundo de verdade - as personagens são uma representação da realidade de muitas famílias, os preconceitos e os acontecimentos relatados são reais. Com uma linguagem simples e uma narrativa fluída, que não só nos prende como nos permite acompanhar a história sem grande esforço, "O Rapaz Escondido" é uma lição para todos os que acreditam que os países devem fechar fronteiras e deixar à deriva aqueles que fogem da guerra.

Esta é a história de um menino de 14 anos que, vindo da Síria e com medo de tudo o que lhe possa acontecer sem documentação ou família, encontra um esconderijo numa casa belga e conhece um menino americano, da mesma idade, que se mudou recentemente para o país. Os seus caminhos cruzam-se acidentalmente - há quem diga que foi o destino - e, juntos, desafiam as regras e lutam de forma heróica, ao lado de outras crianças, para alcançarem um único objetivo: permitir que Ahmed, o refugiado Sírio, vá à escola. 

Numa história que relata valores de resiliência, amizade e inocência, há muitos pontos que não seriam possíveis no mundo tal como o conhecemos, mas que não deixam de nos fazer pensar como seria bom que todos nós fôssemos mais empáticos com aqueles que têm tão pouco. "O Rapaz Escondido" é uma lição em forma de livro - e é tão atual, pelo menos neste momento, que recomendo que o leiam agora mesmo, sem hesitações.


Esta publicação inclui hiperligações de um programa de afiliados.

1 comentário:

  1. Que sugestão interessante, ainda não tinha visto nenhum livro sobre o tema.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar