Thirteen

TELEVISÃO | This Pandemic, Explained

Sou fã da série "Explained" e da forma como aborda diferentes temas. Há umas semanas, decidi ver, finalmente, o episódio especial sobre a Pandemia da Covid-19: "This Pandemic, Explained", que pretende dar a conhecer o novo coronavírus e demonstrar como este atingiu proporções alarmantes.

"This Pandemic, Explained" foi lançada no passado dia 26 de abril e foi produzida em parceria com a Vox Media, e apresenta detalhes sobre o vírus mais falado de 2020 e como ele está a afetar todo o mundo. O episódio especial revela como muitos desastres poderiam ter sido evitados se a situação na China tivesse sido levado a sério desde o início.

Contando com a participação de especialistas em doenças infecciosas e saúde pública, este episódio revela factos concretos, que não estão aldrabados pelas opiniões de líderes políticos. "This Pandemic, Explained" mostra como Bill Gates (que previu uma pandemia) está ajudar a financiar pesquisas para a realização de testes em massa, e é narrado por J.K. Simmons, que fez a gravação em casa durante o período de confinamento.

Como é expectável, esta produção não nos dá mais respostas do que aquelas já tinham sido divulgadas pela Organização Mundial de Saúde, pelos meios de comunicação e pelas instituições governamentais, mas recomendo que a vejam e que a mostrem às pessoas que ainda não compreenderam bem como é importante seguir as indicações da OMS para evitar (ainda mais) danos. É um bom abre-olhos para quem não leva isto a sério e é uma excelente forma de perceber em que erramos, enquanto sociedade.

2 comentários:

  1. A verdade é que toda esta pandemia poderia ter sido evitada, até mesmo se a China não tivesse prestado atenção logo desde o início. Todos os líderes dos países falharam, se tivessem fechado logo fronteiras e obrigado toda a gente a andar de máscaras, quanto mais não seja as de tecido (porque, ao início, não havia máscaras para toda a gente), por esta altura já estávamos sossegadinhos da vida.
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema foi precisamente esse: a situação na China não ter sido levada a sério (por ninguém). Eu própria ignorei o problema, ao início.

      Eliminar