Thirteen

LIVRO | My Life On The Road

Gloria Steinem é uma das figuras mais importantes do feminismo e, para mim, era uma falha não conhecer verdadeiramente a sua história. Conhecia alguns dos seus feitos, tinha lido alguns dos seus artigos e já a seguia no Instagram há uns anos, mas parecia-me pouco, pois não tinha real noção do seu trabalho e influência - em plena pandemia, encomendei o "My Life On The Road" e li-o com calma e sentido crítico.

Lançado em 2015, "My Life On The Road" é um livro autobiográfico, um livro de memórias com mensagens muito fortes e o retrato de um período de autodescoberta para Steinem. Fala-nos de como as suas viagens influenciaram a mulher em que se tornou, como a sua infância foi passada na estrada e da sua relação com os pais. Ao longo dos anos, Gloria foi-se envolvendo, cada vez mais, no movimento feminista e o livro leva-nos numa jornada pelas suas palestras em campus universitários ao lado de Florynce Kennedy e Margaret Sloan, pelas pesquisas para artigos publicados posteriormente em revistas e pelo mundo da política, entre campanhas, manifestações, lutas e votos.

"My Life On The Road" é um retrato da realidade americana, e há muitas situações que não somos capazes de rever no nosso país simplesmente porque temos uma cultura e uma forma de viver distintas, mas há muitas outras que são transversais. Gloria Steinem cresceu numa época em que as mulheres eram educadas para oferecer um lar aos maridos e filhos, mas rompeu as cordas que a prendiam a essa realidade, viajou, conheceu a Índia e ouviu histórias de centenas de pessoas que se cruzaram no seu caminho ao longo das várias décadas passadas na estrada.

O livro revela, também, como pequenos gestos podem ser o gatilho para grandes mudanças e como todos podemos lutar por aquilo em que acreditamos através daquilo que sabemos fazer melhor. Pode ser através da escrita, através da fotografia, através de uma conversa ou ida às urnas - o mundo pode ser um lugar melhor e mais justo, desde que cada um cumpra a sua parte e lute pela mudança que tanta falta faz.


Esta publicação inclui hiperligações de um programa de afiliados.

1 comentário:

  1. Ainda não tive oportunidade de ler, mas já ouvi opiniões bastante positivas.

    ResponderEliminar