Thirteen

LIVRO | Normal People

Tudo o que conhecia sobre este livro era a capa - e é mesmo assim que gosto de iniciar as minhas leituras: sem qualquer pista. Agora, posso dizer-vos que "Normal People" não podia ter outro nome ou uma capa diferente - não é uma história arrebatadora, mas é muito real e aborda com naturalidade muitos temas atuais. 

A capa colorida indica-nos uma narrativa jovem e, apesar de eu ter tido dificuldade em identificar-me com a primeira metade da história, "Normal People" foi o livro que eu estava a precisar de ler enquanto folheava as suas páginas. Com altos e baixos, aquele que nos parece um livro para adolescentes (e não há mal nenhum nisso), acaba por ser um livro onde assuntos como a pressão social, as famílias disfuncionais, a violência, o bullying, a sexualidade e o drama de tomar decisões que mudam vidas inteiras. É, sem dúvida, um livro que se lê facilmente e com uma linguagem acessível. Deixa-nos confusos perante o tom inicial e a quantidade de sexo que relata, mas, aos poucos, percebemos que se passa algo mais e conseguimos identificar, nas personagens, traços de pessoas que fazem parte das nossas vidas. 

Não sendo - nem pretendendo ser - uma leitura marcante, faz-nos refletir sobre muitas situações que vivemos e que talvez nem tenhamos dado importância enquanto as vivíamos. Nem tudo é preto no branco e o livro ajuda-nos a ter noção disso. Nas últimas páginas de "Normal People", senti uma empatia gigante com as personagens e recebi a mensagem que precisava: não significa que não tenha sido verdadeiro.


Instagram: @carolinanelas

Esta publicação inclui hiperligações de programas de afiliados.

Sem comentários:

Publicar um comentário