Thirteen

LIVRO | Sadie

Devorei este livro em apenas dois dias, graças ao caráter misterioso e à dose de realidade que nos parece tão próxima. Tudo o que posso dizer, sem revelar mais do que o que seria aceitável para quem ainda não conhece "Sadie" é que 1) conta a história de uma rapariga que procura o homem que assassinou a sua irmã mais nova e 2) tem um final difícil de aceitar, mas muito realista.

A história de Sadie é trabalhada de uma forma extraordinária e a narrativa não descreve, apenas, a sua busca por justiça. Com 19 anos e uma infância - se é que se pode chamar infância ao que viveu - muito difícil, Sadie é gaga e solitária, e quando a sua irmã é assassinada, ela deseja matar o homem que a levou (mesmo que seja a última coisa que faça). 

O livro inclui pequenas pistas ao longo de todos os capítulos e tudo faz sentido para que as compreendamos melhor à medida que a história avança, mas "Sadie" também nos cativa por incluir duas perspetivas diferentes: a de Sadie, enquanto está desaparecida, e a das pessoas que a procuram (o que inclui um jornalista que cria um podcast sobre a investigação). "Sadie" é mais do que a própria Sadie e é por isso que o livro é tão cativante. 

Todos os capítulos têm o título "Sadie" ou "As Raparigas" e um tipo de letra especial, dependendo da perspetiva que apresentam, e isso torna a leitura muito fluída e fácil de acompanhar. "Sadie" é uma leitura que nos deixa incomodados, que nos faz pensar sobre o que nos rodeia e as realidades que não estão assim tão longe de nós, mas que não conseguimos largar até sabermos o que aconteceu realmente.

Detetei algumas gralhas na versão portuguesa de "Sadie" - e não imaginam como isso me incomoda enquanto leitora! -, mas é um livro que recomendo e que poderá ser uma excelente companhia de verão para quem gosta de narrativas misteriosas. Escolhi-o pela capa, sem saber sobre o que se tratava, mas está aprovadíssimo!

1 comentário:

  1. Deixaste-me muito curiosa. Acho que vou gostar deste livro... parece ter todos os ingredientes que gosto :)

    ResponderEliminar