Thirteen

LIVRO | Um de Nós Mente

Depois de ter lido o primeiro livro de Karen M. McManus fui explorar as críticas e opiniões de outros leitores. Percebi que não há um veredicto consensual sobre "Um de Nós Mente": alguns adoraram, outros detestaram, outros acharam que era uma boa leitura de praia, outros não sentiram qualquer empatia com as personagens e consideraram esta leitura uma perda de tempo. 

"Um de Nós Mente" é um livro direcionado para um público jovem e não pretende ser um grande clássico da literatura, o que faz com que seja, ao mesmo tempo, um livro que divide leitores, mas eu gostei. Não sei se vou comprar (e ler) a sequela, mas não me senti defraudada e dei-lhe quatro estrelas no Goodreads (podem acompanhar AQUI as minhas leituras).

"Um de Nós Mente" conta a história de Brownyn, Addy, Cooper e Nate, que não têm quaisquer ligações entre si até se verem numa sala de castigo. Nessa mesma sala, Simon, um rapaz com muitos inimigos, é assassinado e, consequentemente, os quatro passam a ser suspeitos do seu homicídio. "Um de Nós Mente" retrata a busca pelo culpado e as histórias dos quatro suspeitos (incluindo os seus dramas de adolescentes, problemas familiares, hábitos e rotinas). 

Confesso que "Um de Nós Mente" foi uma boa surpresa. Cativou-me pela dose de mistério e pela evolução das personagens e apesar de ser um livro juvenil, pareceu-me interessante para diferentes faixas etárias. Não o considero um thriller, ainda que esse seja um dos géneros que o classifica nas livrarias, mas tem a dose certa de segredos e isso fez com que o lesse apenas em duas ou três noites. 

Se estivermos atentos às pistas, conseguimos facilmente perceber o que aconteceu, mas isso não rouba mérito à autora. Pessoalmente, achei muito interessante o desenvolvimento de cada personagem e as reflexões que somos convidados a fazer enquanto leitores. Em "Um de Nós Mente" há mais do que a investigação de um homicídio - que acaba por nem ser o ponto principal da história - e muitas temáticas pertinentes, como as relações abusivas, a homossexualidade e a necessidade de pertença, são abordadas de forma realista. 

Às vezes esquecemo-nos, enquanto sociedade, que os miúdos podem ser bastante cruéis entre si e que o Ensino Secundário - ou a escola, no geral - não é fácil para todos. "Um de Nós Mente" é mais uma forma de mostrar que há muita coisa que um sorriso esconde e que a pressão que a sociedade exerce em cada um de nós pode ter consequências brutais.

1 comentário:

  1. Li esse livro há cerca de dois anos e ainda me recordo perfeitamente da história, concordo, é impressionante o que um adolescente pode esconder.
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar