Thirteen

LIVRO | I'll Be There For You: The One About Friends

"Friends" marcou a história da televisão e foi a companhia de milhões de pessoas em todo o mundo ao longo de uma década. Os seis amigos, que se reuniam no Central Perk para chávenas de café a fumegar e conversas banais, tornaram-se a imagem de conforto que muitos procuravam no final de um dia de trabalho ou durante um fim-de-semana de chuva. Mas, afinal, como é que tudo aconteceu?

"I'll Be There For You: The One About Friends" é um livro escrito por uma fã desta série que acompanha o grupo de amigos naquela fase estranha em que uns se casam, outros ainda estudam, uns vivem com os pais e outros já têm três filhos e um império. Kelsey Miller leva-nos numa viagem pelo backstage de "Friends" e revela o processo de criação da série, assim como as razões para ter sido renovada durante dez anos.

Como foram escolhidos os atores? Quais os critérios para cada episódio? Quem poderia ter sido escolhida para o papel de Jennifer Aniston ou Courtney Cox? Qual o impacto que a série teve na sociedade? Como é que a produção escolheu abordar temas mais delicados, como o casamento entre pessoas do mesmo sexo ou os ataques terroristas do 11 de Setembro? "I'll Be There For You: The One About Friends" cativa-nos pelo tema - é, por isso, um livro que recomendo exclusivamente aos fãs da série -, mas prende-nos por ser muito mais do que uma explicação superficial do fenómeno "Friends".

Na verdade, "I'll Be There For You: The One About Friends" é uma análise clara à sociedade americana e a tudo o que "Friends" representa. Uma mistura entre curiosidades que nos fazem perceber a razão para cada acontecimento, entrevistas que nos revelam receios e uma viagem pela inocência de uma série que, pretendendo proporcionar momentos de conforto, acabou por ser muito mais do que isso. 

"Friends" derrubou barreiras e foi uma série pioneira em muita coisa e, ainda que alguns passos tenham sido dados com cautela, todos fizeram sentido na época em que essas decisões foram tomadas. Kelsey revela tudo - tudo para compreendermos essas decisões, pelo menos - e mostra-nos porque é que "Friends" teve tanto sucesso. Se são fãs da série, vão adorar este livro.

1 comentário:

  1. Fiquei curiosa, principalmente pela parte em que o livro explica o fenómeno que foi mesmo "Friends". Tenho mesmo de ler!
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar