Thirteen

APLICAÇÃO | StayAway Covid

A aplicação StayAway Covid, que pretende identificar potenciais exposições a pessoas infetadas com Covid-19, já está disponível para download para iOS e Android. Desenvolvida gratuitamente pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência - um laboratório associado do sistema público - a aplicação StayAway Covid é bastante intuitiva e simples de utilizar.

Para que a aplicação seja eficaz, cada utilizador que tenha testado positivo para a doença deverá inserir o código do teste no campo destinado. Depois da validação da Direção-Geral da Saúde (DGS), a aplicação alerta todos os utilizadores que tenham estado próximos da pessoa infetada durante 15 minutos ou mais, sempre sem revelar a sua identidade, os seus contactos ou os de outros utilizadores. 

Quando não há registo de contactos de proximidade com elevado risco de contágio, a página inicial da app apresenta uma cor verde (que mudará para o estado amarelo sempre que o utilizador tenha estado próximo de alguém a quem foi diagnosticada Covid-19). O uso da aplicação é gratuito, voluntário e anónimo, e a DGS é a entidade responsável por gerir o sistema, garantindo que o tratamento de dados respeita a legislação europeia e nacional. 


Imagem: Espalha Factos.

1 comentário:

  1. Instalei ontem e queria só ressalvar que, ao instalar na play store, é a aplicação desenvolvida pela FCT FCCN e não por outras entidades. Instalei primeiramente a aplicação errada (dado que a correta aparece em 5º lugar na pesquisa) e percebi que algo não estava correto quando me pediu acesso a uma imensidão de dados do meu telemóvel, cuidado! O stayaway covid somente utiliza o bluetooth e mais nada :) Esperemos que o pessoal adira e seja responsável na sua utilização!

    ResponderEliminar