Thirteen

LIVRO | O Efeito Rosie

Em abril, partilhei aqui no blogue a minha opinião sobre "O Projeto Rosie", mas confesso que não fazia ideia de que o livro pertencia a uma trilogia e que havia mais para descobrir sobre Don. Quando vi a sequela na livraria, decidi trazê-la comigo com a sensação de que não ficaria desiludida - e não me enganei.

"O Efeito Rosie" acompanha Don e Rosie no passo seguinte das suas vidas, a gravidez - para o qual Don não estava preparado - e apresenta um novo projeto para o protagonista: O Projeto Bebé. A narrativa ácida e cómica mantém-se, à semelhança do que acontece no primeiro livro, e isso faz-me aguardar ansiosamente a chegada do terceiro volume da coleção. 

É engraçado como, de uma forma tão divertida, Graeme Simsion aborda questões tão importantes relativas à paternidade e aos receios dos pais de primeira viagem. Don é, sem qualquer dúvida, um ser socialmente inadequado, mas os seus medos e ansiedades são comuns em muitos casais e fazem parte do processo. A história não inclui acontecimentos surpreendentes, mas a forma como é contada torna-a divertida e leve, como se pretende num mês de agosto ou tarde de domingo. 

Em "O Efeito Rosie", a personalidade complexa de Don é explorada com mais rigor e o livro, apesar de se apresentar como uma comédia, remete-nos para alguns tópicos mais sensíveis, como os transtornos do espectro autista, a dificuldade em socializar, a necessidade de seguir determinados padrões e o impacto que tudo isso pode ter a longo prazo.


Esta publicação inclui hiperligações de programas de afiliados.

Sem comentários:

Publicar um comentário