Thirteen

LIVRO | Uma Questão de Conveniência

Conquistada pela capa, adicionei "Uma Questão de Conveniência" ao meu carrinho de compras e fiquei a conhecer Keiko, uma mulher japonesa de 36 anos, que trabalha numa loja de conveniência desde os 18 e que, sem marido, namorado ou filhos, lida com a insensibilidade e a preocupação dos seus familiares e amigos, esforçando-se por se enquadrar nos padrões da sociedade. 

A história, passada no Japão, aborda o papel da mulher e acaba por funcionar como uma chamada de atenção para todas as expectativas que são depositadas em cada um de nós (sem sequer nos apercebermos disso). O romance é curto e leve, mas é suficiente para apresentar Keiko, a personagem principal, de uma maneira muito crua e realista, assim como as suas tarefas profissionais (bastante simples e robóticas). 

Sayaka Murata, a autora, criou um romance repleto de sentimentos, dúvidas e drama, mas fê-lo de uma forma muito imprevisível e cómica. Esta é, sem qualquer dúvida, uma leitura muito caricata (e até um pouco bizarra), mas com uma reviravolta surpreendente (demasiado, talvez!) e perfeita para quando não queremos debruçar-nos em livros pesados e histórias que deixam um nó na garganta e o coração apertado.

"Uma Questão de Conveniência" lê-se num instante e, infelizmente, pareceu-me que algumas partes da história foram apressadas, mas a curiosidade não nos deixa largar Keiko, a mulher tímida e introvertida, por vezes com traços de uma depressão pouco mencionada, que procura sempre uma solução para tudo. 

No final, fiquei com a sensação de que Murata pretendia criar uma crítica social que fosse, em simultâneo, divertida e séria, mas a verdade é que o livro é muito mais do que isso e apenas peca pelo seu tamanho reduzido. Existem algumas pontas soltas e capítulos que precisavam, na minha opinião, de uma exploração mais profunda, mas "Uma Questão de Conveniência" não deixa de ser uma leitura leve, cómica e, acima de tudo, original e diferente. Ideal para um serão depois de um dia de trabalho!


Instagram: @carolinanelas

Esta publicação inclui hiperligações de programas de afiliados.

1 comentário: