Thirteen

LIVROS | Como organizo o meu Goodreads

Aderi ao Goodreads em maio de 2019 e, desde então, tenho registado as minhas leituras nesta rede social dedicada à literatura. Na minha conta estão registados mais de 600 livros (sendo que a maior parte está na estante das obras que me despertaram curiosidade e que quero ler) e tem sido maravilhoso descobrir, com facilidade, as histórias que melhor se enquadram nos meus gostos.

É verdade que, quando criei a minha conta, achei que esta era uma rede social confusa, com um design péssimo (aqui, o conteúdo literário é o que realmente importa) e muito pouco intuitivo, mas à medida que fui adicionando livros e utilizando a aplicação (para mim, mais amigável do que o website), acabei por criar um perfil único, que me ajuda na hora de escolher a próxima leitura e que reúne as minhas opiniões mais sinceras. Hoje partilho convosco como decidi organizar as estantes (nome dado às etiquetas que aplicamos a cada livro e que nos permitem classificá-los) do meu Goodreads:

Want to Read | Neste momento, esta estante tem 526 livros. Sempre que vejo algo que me parece interessante, adiciono-o a esta lista com a intenção de, um dia mais tarde, o ler. Aqui incluo tudo e mais alguma coisa, não fazendo diferenciação entre géneros ou idiomas. Os livros infantis convivem alegremente com os livros científicos e a nossa maravilhosa Língua Portuguesa mistura-se com a Inglesa sem dramas. 

Next | Estes são os livros que já comprei, que me ofereceram ou emprestaram. Neste momento, são 13 (coincidências bonitas!) e farão parte dos meus dias ao longo dos próximos meses. Esta estante foi criada por mim para me ajudar a perceber 1) que não preciso de comprar mais livros e 2) qual será a minha próxima leitura. Para mim, faz todo o sentido.

Currently Reading | Apenas leio um livro de cada vez, pelo que esta estante é a mais simples de todas. No entanto, continuo a utilizá-la pois permite-me registar o progresso da minha leitura e registar as datas em que me debrucei sobre uma determinada obra. Para quem gosta de ler vários livros em simultâneo, esta também pode ser uma estante útil na hora de organizar leituras e ideias.

Read | Os livros que li, obviamente. Já registei 75 no meu perfil e faço questão de utilizar a funcionalidade da pontuação quando termino, pois isto ajuda o algoritmo da plataforma a sugerir-me outros livros considerados relevantes ou interessantes para mim. Sempre que possível, também coloco uma review em cada um deles (normalmente a mesma que escrevo para o blogue) para ajudar futuros leitores a decidirem se aquele é, realmente, o livro que procuram.

Josefinas' Book Club | Quando leio um livro que se enquadra no conceito do Clube de Leitura da Josefinas, pelo qual estou responsável a nível profissional, coloco-o nesta estante. Na Josefinas não recomendamos livros sem que (pelo menos) uma de nós os tenha lido, pelo que é importante assegurar uma lista de sugestões que cumpram os critérios deste Clube de Leitura. Todos os meses são sugeridos dois livros nas redes sociais e no blogue da marca e esta lista permite que o Clube de Leitura não funcione apenas nos meses em que temos disponibilidade para ler mais do que uma obra.

3 comentários:

  1. Gosto muito da tua organização, é simples e faz todo o sentido. Eu uso apenas as 3 pré-definidas do goodreads (currently reading, read e want to read) + uma extra que criei onde marco os meus livros favoritos, para ser mais fácil na hora de me lembrar quais são e dar recomendações a amigos.

    (num tópico diferente, acompanho-te desde antes de teres entrado na faculdade e tenho lido o blog nas suas várias fases. Tens feito um trabalho incrível com as Josefinas e estou muuuuuito contente por ver os teus projetos profissionais a correr bem e o teu trabalho a ser reconhecido!)

    ResponderEliminar
  2. Já utilizei o Goodreads no passado, mas deixei pela razão que tu referiste, achava todo o design muito confuso. Mas talvez o meu problema tenha sido mesmo esse, não lhe dei a oportunidade devida e ser organizasse mais como tu talvez até resultasse. De momentos só uso para procurar novas leituras e ler reviews, mas quem sabe se, depois destas dicas, não lhe dou mesmo uma oportunidade :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar